Quais as consequências da falta de inspeção?
A inspeção permite acompanhar a execução de atividades, permitindo mapear os pontos de melhoria e possíveis falhas. Isso permitirá que o processo seja aprimorado, garantindo maior segurança, produtividade e qualidade ao processo. No entanto, a falta de inspeção pode trazer prejuízos à organização.
Aumento dos Riscos
As inspeções permitem identificar riscos e falhas de forma antecipada. Dessa forma, a falta de inspeção permitirá o aumento na ocorrência de problemas, prejudicando o andamento do processo e apresentando riscos à saúde e segurança dos colaboradores, podendo causar diversos acidentes.
Tempo Ocioso
Como falado no item anterior, a falta de inspeção aumenta as chances de problemas que prejudicam o andamento do processo, como falhas, acidentes, suspensão da operação, que acarretará em atrasos, deixando o colaborador com tempo ocioso.
Aumento de Custos
Quando a inspeção não é realizada, o processo não tem o devido acompanhamento e, consequentemente, está mais suscetível a problemas. Estes problemas geram gastos desnecessários como consertos, trocas, aquisição de novo item, o que eleva o custo operacional.
Consequência Legais
A inspeção é uma boa prática, mas em algumas situações, é exigida por lei. Dessa forma, a não realização das inspeções obrigatórias acarretará consequências legais à empresa, como multas e embargos.
Conheça o software Portal ISO, desenvolvemos soluções customizadas para otimizar o processo de Inspeção. Automatize tarefas repetitivas de forma rápida e precisa, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo necessário para atingir os objetivos propostos. Com o Portal ISO, você pode otimizar as inspeções, com todos os dados relevantes e garantir o controle da qualidade, com relatórios criados exatamente de acordo com os seus requisitos. Surpreenda-se com os excelentes preços do Portal ISO. Para mais informações, clique aqui.